23anosdelphi

23 anos de Delphi – Delphi Morreu?

Em 1995 surgia uma IDE que revolucionou a forma de criar softwares, o Delphi, em uma época que as linguagens de programação existentes proporcionavam uma forma de programar que dava bastante trabalho e não eram (tão) intuitivas.

14 de fevereiro de 2018, essa IDE faz seu 23º aniversário e muitos pontos são importantes para dizer, o Delphi não MORREU!

Vamos relembrar:

Porque se destacou?

A IDE se destacou pela facilidade de codificação e compilação e também por possuir acesso a diversos tipos de bancos de dados, o que hoje não parece ser grandes coisas, mas para aquele tempo era inovador.

Veja como era o COBOL(uma das linguagens da época)

Vídeo aula encontrada no youtube que ensina a programação em COBOL:

Veja o Delphi

Marco Cantu mostra nesse vídeo a primeira versão e como era a programação nessa época, confira:

Opnião cada um tem a sua, mas muitas pessoas ficaram maravilhados com o Delphi 1 nessa época e a linguagem teve um “boom” de programadores e revolucionou a forma de desenvolver.

História

O Delphi foi criado pela Borland que manteve a ferramenta até o Delphi 2006, mas o Delphi 7 foi sua versão mais usada e que até hoje ainda é utilizada em algumas empresas. As ultimas versões(8, 2005 e 2006) deixaram a desejar e ocorreu a mudança da detentora do Delphi para uma divisão da Borland chamada CodeGear, que também deixou a desejar. Esse período levou os seus concorrente a dizerem que o Delphi morreu pelo fato de muitos programadores insatisfeitos deixarem a ferramenta por conta disso.

A retomada

Em 7 de maio de 2008 a Embarcadero compra a divisão da Borland e assume a ferramenta, colocando a mesma de volta no mercado com força total!

Conheça mais da história do Delphi na Wikipedia:

https://en.wikipedia.org/wiki/Delphi_(IDE)   (inglês)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Embarcadero_Delphi (Português)

Confira também o artigo no portal TDevRocks:

DELPHI: CONHEÇA A HISTÓRIA DA FERRAMENTA MAIS ATUAL QUE EXISTE, HÁ 20 ANOS!

A IDE hoje

O Delphi vem lançando versões todos os anos e desde que a Embarcadero assumiu o mesmo  os recursos da ferramenta tem agradado os antigos programadores e os que estão começando com a IDE agora e isso fez com que a comunidade Delphi voltasse criar eventos e fazer barulho no cenário de desenvolvedores do mundo. Confira alguns eventos de destaque da comunidade no Brasil:

Intensive Delphi

Embarcadero conference

Extreme Delphi

E outros…

Confira também o post de Marco Cantú sobre o 23 aniversário do Delphi.

E hoje o que o Dephi me proporciona?

No evento Intensive Delphi de 2017 eu faço a palestra mostrando Como começar minha statup com Delphi lá falo de princípios de uma startup e das vantagens de ter essa IDE como ferramenta cross plataform em mãos para me auxiliar. Confira um trecho da apresentação:

Conclusão

O Delphi vem revolucionando a mais de 23 anos e com certeza não morreu, conheça, explore e analise essa fantástica ferramenta e veja que sua vida poderá ficar muito mais fácil se souber e puder utiliza-lá.

2 respostas para “23 anos de Delphi – Delphi Morreu?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *