Arquivos gerados pelo Delphi

Um projeto no Delphi é constituído de arquivos de vários tipos. Nas versões mais antigas e até as versões atuais os três arquivos mais importantes são : o arquivo de projeto (extensão .DPR), as Units (extensão .PAS) e os outros arquivos que são muito importantes gerados pelo Delphi são os arquivos de descrição de formulário (extensão .DFM).

 

Se eu perder algum arquivo perco meu projeto?

Talvez, os arquivos .DPR, .PAS e .DFM constituem o verdadeiro “código fonte” do programa e são (geralmente) os únicos arquivos imprescindíveis para a geração do aplicativo final, isto é, mesmo que você perca ou danifique os outros arquivos com esses arquivos intactos você consegue recriar o seu projeto. Vários outros arquivos são gerados na primeira compilação do projeto, como os arquivos .RES, .CFG e .DOF.

 

Arquivos .DFM


Arquivos .DFM (arquivos de descrição de formulário) são criados para cada formulário. O Delphi usa o mesmo nome da Unit associada, acrescentando apenas a extensão .DFM. Os arquivos .DFM contêm informações detalhadas sobre o formulário e seus componentes. São armazenados em um formato binário, legível apenas a partir do Delphi, mas podem ser facilmente convertidos para arquivos texto e exibidos no Editor de Código.
• Para mostrar o arquivo DFM associado a um formulário:
• Clique no formulário com o botão direito e escolha o comando View as Text.
O arquivo é exibido dentro do Editor de Código.
• Para voltar à visão normal do formulário:
• Clique com o botão direito dentro do Editor de Código (em cima do texto do arquivo DFM) e escolha o comando View as Form.

 

Arquivos .DCU

Quando um projeto é compilado no Delphi, os arquivos .DFM dos formulários e as units (arquivos .PAS) são processados e transformados em arquivos compilados intermediários, com a extensão .DCU (de “Delphi Compiled Unit”). Estes arquivos são gravados em formato binário e não podem (nem devem) ser abertos diretamente. Os arquivos DCU tornam mais rápidas a compilação e a linkagem de aplicativos no Delphi.

Arquivos .RES, .DOF e .CFG

Os arquivos .RES, são que são gerados automaticamente pelo Delphi. Esses arquivos contêm, por exemplo, o ícone do aplicativo, imagens, cursores e outros recursos relacionados ao Windows. A alteração e o uso direto dos arquivos .RES está além do escopo deste curso básico.
Os arquivos .DOF e .CFG, também gerados automaticamente pelo Delphi, são usados para manter informações sobre opções do compilador e do linkeditor. Esses arquivos são alterados indiretamente usando o comando Project | Options. Os arquivos .DOF e .CFG nunca devem ser alterados diretamente.

Detalhe: para maioria desses arquivos gerados pelo Delphi existem uma cópia de segurança (backup) com o mesmo nome do original mudando sua extensão para por exemplo os arquivos com extensão .PAS normalmente são encontrados dessa forma: .~PAS e assim por diante para todos os outros.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *